Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

A Veneza Mexicana - O Lugar das Flores - Xochimilco

09.01.19 | Maria Rocha Soares

 

 

Post Publicado, originalmente, em 08.12.17 

 

 

Resultado de imagem para Xochimilco

 

Declarado Património Mundial pela UNESCO em 11 de Dezembro de 1987, Xochimilco (a Veneza Mexicana), é uma das principais atracções da Cidade do México 

 

Resultado de imagem para Xochimilco

 

Os visitantes são convidados a fazer cruzeiros em embarcações coloridas semelhantes às gôndolas venezianas, que passam por vendedores de alimentos, artesãos e bandas de Mariachi.

A atmosfera é festiva, especialmente aos fins de semana. Os turistas também podem visitar a sombria e supostamente assombrada Ilha das Bonecas.

 

Resultado de imagem para Xochimilco

 

Xochimilco deriva dos vocábulos xōchi (flor), mīl (milpa), campo cultivado e co (local), que todos combinados significam: local de cultivo de flores. Xochimilco é conhecida pela sua extensa rede de canais.

 

Resultado de imagem para Xochimilco

 

O filme María Candelaria  de 1940 deu uma conotação romântica à área, onde todos os habitantes viajam em colorido barcos -trajineras ( os barcos de Xochimilco) entre chinampas cobertas de flores.

 

Imagem relacionada

 

Acrílico by Raul Del Rio

(Canais na Cidade do México onde os Aztecas construíam os seus jardins)

 

File:Mercado de Xochimilco 12.jpg

 

Mercado de Xochimilco

 

Xochimilco preserva ainda as tradições e costumes pré-hispânicos, principalmente o sistema chinampa, a técnica de cultura realizada na água do lago, que permite a produção de vegetais, tais como: a alface, espinafre, coentro e o alecrim.