Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Bolo de Natal dos Açores

16.12.18 | Maria Rocha Soares

 

 

Receita de Bolo de Natal dos Açores.

 

Vou fazer... esta receita, pela metade, dos ingredientes. Deve ser óptimo este bolo. Com a vantagem de poder fazer-se muito antes e conservar-se fresco e óptimo na véspera.

 

"Tradicional desta quadra, a receita do Bolo de Natal dos Açores varia um pouco de ilha para ilha. Deve ser preparado com pelo menos 2 semanas de antecedência e guardado embrulhado em papel vegetal, num local quente. É um bolo que aguenta muito tempo, mas se achar que sobrou muito, pode congelar e consumir mais tarde."

 

Ingredientes


1 kg farinha de trigo sem fermento
1 kg açúcar
6  ovos
250 gr manteiga
2 colheres de chá fermento em pó
1 chávena mel de cana ou melaço
1 chávena compota o sabor é à sua escolha
250 gr. frutas cristalizadas
250 gr. frutos secos nozes, amêndoas, avelãs, pinhões picadas miudinhas
frutos secos Ameixa seca, passas, sultanas, figos secos
1 cálice vinho do Porto
  canela em pó qb
  cravo-da-índia qb
  noz moscada qb

 

 Resultado de imagem para bolo de natal dos açore

 
Preparação:


De véspera, pique as frutas miudinhas e envolva bem em farinha com 1 colher de chá de fermento. No dia, bate-se o açúcar com os ovos inteiros, as especiarias e a manteiga, que convém estar macia. Junta-se a farinha, o melaço, os doces e as bebidas espirituosas.

Bate-se bem, a deixar a massa macia, mas nem muito mole nem muito dura. Junta-se ao bolo a fruta, envolvendo bem. (pode mexer com as mãos porque a massa fica muito pesada).
Vai ao forno, em forma untada e enfarinhada, durante 1 hora e meia, a 2 horas, em lume baixo para não queimar. Não deixar secar muito. Para que o bolo não escureça muito por baixo, pode-se forrar a forma com papel vegetal untado. Por cima pode-se colocar uma folha de papel vegetal.


Notas:


Pode encontrar o melaço de cana em alguns supermercados junto ao mel e afins. É um produto quase preto, e muito consistente. Para fazer o bolo mais escuro pode aumentar a quantidade.

 

Fonte: Mulher Moderna