Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Coisas que Gosto - Alentejo

04.11.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 

 

As Mantas de Reguengos de Monsaraz

 

São lindas! Muito coloridas. A minha mãe tinha uma, quase igual à das riscas multicor, em cima. As mantas de Reguengos começaram por ser utilizadas pelos pastores para se protegerem do frio. Actualmente são utilizadas como tapetes, cortinados, colchas e tapeçarias decorativas. 

 

Resultado de imagem para mantas de reguengos

 

"A Fábrica Alentejana de Lanifícios provém de uma mais antiga criada em finais do século XIX. Em 1958 e em 1982 recebeu a medalha de ouro para o melhor design e qualidade, respectivamente na Exposição Universal e Internacional de Bruxelas e na Feira Internacional de Têxteis em Helsínquia. Mizette Nielsen conta a história da fábrica no livro Mantas Alentejanas Arte e Tradição, que editou com fotografias de Paula Oudman."

 

Resultado de imagem para mantas de reguengos

 

 

As tecedeiras trabalham oito horas por dia numa ginástica constante, para cumprirem as inúmeras encomendas que têm todos os dias, que as fazem laborar sem parar. Estas mantas servem para muitos fins. Almofadas, biombos e puffs. Até para isolamento acústico de casas (discotecas) e hotéis, onde a privacidade e o bom gosto se associam.