Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Coisas que Gosto - Chocolate quente e... Marshmallows

10.11.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 

 

Imagem relacionada

 

Hoje, no telejornal da hora do almoço falava-se (ou aconselhavam-se) vários estabelecimentos, onde se podia beber um delicioso Chocolate Quente. Pois, bem!

Gosto do que faço e não o troco facilmente por outro. Gostava muito do que bebia na Pastelaria (onde regularmente bebia café) e também... chocolate quente, nos Invernos frios e chuvosos que rareiam agora. E não sendo chocolate, gosto do Cacau da Ribeira. 

Não preciso de grande sofisticação num chocolate desta qualidade. Até porque não é isso e nem a língua falada (no local, estrangeira ou nacional) que nos garante qualidade. É a forma como é feito e as (receitas) mais simples e antigas (das nossas mães e avós) as ideais.

 

Imagem relacionada

 

Quanto aos Marshmallows, gosto! Gosto, pois... deles "confeccionados" ao estilo americano, ou seja: enfiados num espeto, ou ramo e "assados", passados pelo lume de uma fogueira crepitante.

Não tendo a lareira por perto, utilizo um garfo e vou-os revirando (porque se "tostam" muito rápido) no bico do fogão, moderado (mais para o baixo), com cuidado para não se derreterem pelo excesso de calor e, obviamente, depois ao comê-los pela queimadura que podem provocar na língua.

Marshmallows, para mim... são assim. A derreter-se na boca. A misturar-se na língua aquele cremoso, bom... Ainda pelo Halloween (31 de Outubro) me lambuzei. 

Não, senhor! Não é preciso grande aparato. Casas refinadas, em ruas na "berra". Línguas e modas distantes, para nos (me) chegarem ao coração. 

 

 

Resultado de imagem para chocolate quente

 

CHOCOLATE QUENTE...

(com Marshmallows)

 

Os marshmallows são um tipo de goma doce e muito fofa. Devido a essa textura, ao derreter, deixam o nosso chocolate mais espesso.

 

Ingredientes:

 

2 colheres de chá de chocolate em pó

(ou uma tablete de 100grs de chocolate negro)

2 chávenas de leite

2 colheres de chá de açúcar

1 chávena de marshmallows

1 colher de chá de baunilha em pó

 

Preparar:

 

Numa cafeteira ou panela, leve ao lume o leite, o chocolate e o açúcar. Mexa bem até incorporar. Junte os marshmallows e mexa continuamente até que se derretam completamente. De seguida sirva  quente, polvilhado de baunilha (ou açúcar baunilhado) a gosto.

 

Resultado de imagem para chocolate quente

 

No entanto:

Pode servir-se com um pau de canela, dentro. Substituir o leite normal e o açúcar, por leite condensado. Pode, como eu, raspar (às vezes) um pouco de noz moscada por cima e dar -lhe um gostinho exótico e muito bom. Pode-se, até, aromatizar com casca de laranja, ou adicionar-se chantilly. Depende do gosto de quem bebe.