Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Coisas que Gosto - Mitologia Nórdica

14.12.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 

 

 

 

Resultado de imagem para o reino dos deuses asgard

 

ASGARD  - ou Godheim (the home of gods). ASGARD e os deuses nórdicos "Terreno fértil" e fascinante para dar(mos) largas à imaginação. As tradições (cultura) de alguns povos são viciantes. Quanto mais lemos, mais queremos aprofundar. Conhecer. Interiorizar. Rendermo-nos...

 

IGGDRASIL - O Freixo

Niflheim  - O Reino das Névoas

 

Resultado de imagem para reino das névoas

 

Os povos do norte têm uma cultura tão rica e marcante que é difícil não nos apaixonarmos por ritos, mitos, toda a cultura em si, com muito de pagão à mistura...

E quem decida estudá-la pode ver a sua vida amplamente preenchida, por todas estas "criaturas" fantásticas. O seu desempenho e interligação com o mundo dos mortais.  

 

MITOLOGIA NÓRDICA

Ragnarök  - Crepúsculo dos Deuses - (Fim do Mundo)

 

 

EDDA

O nome dado a duas colectâneas distintas de textos do séc. XIII, encontradas na Islândia, que permitiram iniciar o estudo e o agrupamento/colecção das histórias referentes aos deuses e heróis da mitologia nórdica e germânica . Existem dois livros: A Edda em prosa e Edda em verso (poética)

 

    

 

A Edda poética é de tradição verbal, muito antiga, preservada do Codex Régio Islandês.  A Edda em prosa foi escrita por Snorri Sturluson, um historiador, poeta e político islandês que viveu de 1178 a 1241, "vai" desde o início do universo até o inevitável Ragnarök.  A obra recente contém: Prólogo, Gylfaginning (A Ilusão de Gylfi) e Skáldskaparmál (Poesia dos Escaldos). É a edição mais completa. 

 

 

 

A Mitologia nórdica, tem sido (servido) de motivo inspiracional para inúmeros escritores. Cineastas, ilustradores, músicos... enchendo os escaparates e as telas de aventuras intermináveis. Heróis cantados, nos mais variados géneros de música, que enchem o nosso imaginário de magia.