Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Estranhas tradições de Natal... à roda do mundo

23.11.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 

 

UCRÂNIA

 

É costume verem-se teias de aranha artificiais a enfeitar as árvores de Natal na Ucrânia. Conta a história que uma família pobre, foi para a cama muito triste, porque não tinha meios para decorar a sua árvore.

Ao ouvirem os lamentos das crianças, as aranhas que habitavam a casa decidiram decorar a árvore com suas teias. Na manhã de Natal, ao acordarem, todos ficaram muito felizes por a verem enfeitada.

Mas o melhor ainda estava para vir! Porque quando a primeira luz da manhã tocou nos fios da teia, todos se transformaram em ouro e prata e a família nunca mais passou necessidade. Por esse motivo, ver uma teia de aranha na manhã de Natal, para os ucranianos, é sinal de boa sorte. Hoje, as teias na árvore, simbolizam a prosperidade do lar. 

 

Resultado de imagem para árvore de natal com teias de aranha ucrânia

 

GRONELÂNDIA

 

Imagem relacionada

 

Na Gronelândia, nada de peru de Natal ou seus acompanhantes. O prato principal desta época é o kiviak. Trata-se de cabeça de foca,  recheada com vários auks,  uns pássaros típicos da região, que depois é preciso fechar com agulha e linha (como se fecha o peru) e guardar dentro de um saco. Esse saco é enterrado e fica a fermentar durante meses para ser comido na altura natalícia. Segundo quem comeu, o gosto é semelhante ao queijo gorgonzola.

 

ESPANHA - Catalunha

 

Imagem relacionada


O caganer é uma figura de um homem defecando. Encontra-se facilmente nos enfeites natalícios do presépio junto com Maria, José e o menino Jesus. Para os espanhóis a figura representa a fertilização do solo e a prosperidade do ano seguinte.

 

REPÚBLICA CHECA

Resultado de imagem para christmas shoes

 

As mulheres solteiras checas, realizam um ritual simples durante a época natalícia, a fim de saberem como será a sua vida amorosa futura. Com as costas voltadas para a porta, atiram um sapato sobre ombro. Se o sapato cair com a parte dos dedos a apontar para a porta, o casamento acontece no espaço de um ano.

 

MÉXICO - OXACA

 

Resultado de imagem para rabanete presépio

 

Na cidade de Oxaca, no dia 23 de Dezembro acontece uma exposição pública, que conta com milhares de pessoas,  de esculturas (figuras) feitas de rabanete, que reproduzem presépios natalícios.

 

ALEMANHA

 

Resultado de imagem para pepino de natal

 

Na Alemanha, uma tradição antiga que persiste até hoje, faz com que os adultos escondam um enfeite em forma de pepino na árvore de Natal da família, na véspera da celebração. A primeira criança que  o encontrar, de manhã, recebe um presente especial 

 

 

2 comentários

Comentar post