Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Inverno - Flores de Gelo

04.12.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 

 

Este final de ano está a ser como alguns que me agradam, particularmente. Nevoento e chuvoso. Mas, também, com frio. Muito frio e dias de sol que dão bonitos entardeceres. 

Estou no meu "elemento". No Outono a caminhar a passos largos para o Inverno e a apreciar cada dia, até ao âmago, esperando que Janeiro e Fevereiro, pelo menos, sejam meses assim. Característicos da estação. 

 

Resultado de imagem para ice flowers

 

Se adoro passear à beira mar... pelo campo, bem agasalhada nestes dias frios, é também, muito agradável. Sobretudo caminhar e limpar os pulmões. Observar o orvalho e a geada nas folhas. Vou ao cúmulo de afirmar que, ficar com as calças molhadas não é transtorno. Esta... é a minha estação! E quero sugar dela, máximo.

 

Resultado de imagem para ‫عکس گل یخ‬‎

 

Adoro ver as gotas de água sobre as ervas, verdinhas. O (musgo) e o gelo sobre os troncos e ramos das árvores e... depois lá em cima, na copa delas, um sol de inverno pálido, lindo! E quente, se pararmos sob o seu afago.

Há no Inverno tanta beleza... fenómenos que acontecem e a que se dermos atenção, surpreendem-nos e arrebatam-nos. É o caso das Flores de Gelo. 

 

Resultado de imagem para flores de gelo

 

Canadá, Rússia, Japão (Kushiro, Hokkaido)

 

As flores de gelo formam-se a partir de vapor que surge de frestas no gelo. Através dessas fissuras, no momento em que a temperatura do gelo recém-formado na camada superficial, atinge cerca de zero graus centígrados e a temperatura do ar é de menos vinte graus negativos, as flores no Árctico brotam em poucos segundos. Mas não é só ali que "existem."

 

Imagem relacionada

 

Sobre esses cristais de gelo com alguns centímetros de altura e de largura, o teor de sal é cerca de quatro vezes maior, do que na água do mar. 

As flores de gelo do Árctico são frágeis e de curta duração. Quando a espessura do gelo aumenta e a temperatura se aproxima da temperatura do ar, derretem e desaparecem. Há vários factores, que contribuem para que se formem, incluindo o vento.

 

Resultado de imagem para flores de gelo

 

Apesar da sua extrema beleza, são prejudiciais para a atmosfera. A luz do Sol incidindo nelas desencadeia reacções químicas, fazendo libertar uma grande quantidade de gases e de compostos que destroem a camada de ozono. 

Parecem, "mortas". Somente cristais de gelo, a flutuar na água gelada. No entanto, cada flor de gelo destas, contém aproximadamente um milhão de bactérias. Há cientistas que defendem que a vida na Terra, poderá ter surgido de formações naturais semelhantes.

 

Fonte: Wikipédia/vários sites