Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

La Santa Muerte

30.10.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 

Resultado de imagem para santa muerte méxico

 

Nuestra Señora de Santa Muerte 

 

É uma deidade feminina mexicana, venerada principalmente no México e no sudoeste dos Estados Unidos . Está associada à cura, protecção segura dos seus devotos.  Apesar de ser uma manifestação de fé proibida pela Igreja Católica, o seu culto tornou-se importante e cada vez mais crescente, como o prolongamento da fé dirigida à deusa asteca da morte,  Mictecacihuatl ou Mictlancihuatl.

Em contraste com o Dia dos Mortos, a veneração aberta de Santa Muerte permaneceu clandestina até meados do século XX. Enquanto foi pública, a reacção que a envolvia sempre foi dura e complicada. Chegou a incluir a profanação de santuários e altares. De acordo com a crença popular, a Santa Muerte é muito poderosa. Tem a reputação de conceder muitos favores. As suas imagens são tratadas como imagens sagradas e podem, em troca da fé do crente, fazer milagres. 

 

Resultado de imagem para méxico dia dos mortos

 

Como Senhora da Noite, muitas vezes é invocada por pessoas expostas aos perigos de trabalhar à noite, sendo evocada por motoristas de táxi, proprietários dos bares, policias, soldados e prostitutas. Como tal, os devotos acreditam que ela pode protege-los contra assaltos, acidentes, violência armada e todos os tipos de morte violenta.

 

 

Imagem relacionada

 

No México, o dia dos mortos é uma celebração de origem indígena que honra os falecidos no dia 2 de Novembro. Começa no dia 31 de Outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos.

O festival em que se tornou o Dia dos Mortos era comemorado no nono mês, do calendário solar asteca, por volta do início de Agosto e celebrado durante um mês completo. As festividades eram presididas pela deusa Mictecacíhuatl, conhecida como a "Dama da Morte" (Dama de la Muerte).

 

Resultado de imagem para comida dia de los muertos

 

É uma das festas mexicanas mais animadas pois, segundo dizem, os mortos vêm visitar seus parentes. É festejada com alegria, comida, bolos, festa, música e doces preferidos dos mortos, os eleitos das crianças são as caveirinhas de açúcar.

 

Resultado de imagem para dia dos mortos méxico

 

Segundo a crença popular nos dias um e dois, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Esse facto foi muito bem retratado no filme de animação Coco.

Devido a isso as pessoas enfeitam as suas casas com flores, velas, incensos e preparam as comidas preferidas dos que já partiram. Fazem máscaras de caveiras, vestem roupas com esqueletos pintados ou fantasiam-se de morte. Os mercados ficam repletos de bonecos de açúcar, cerâmica, flores e esqueletos de brincar, por todo o lado existem pilhas de doces. A maioria dos mexicanos vai ao cemitério na manhã do dia 2 de Novembro. 

 

Fonte: Wikipédia e sites relacionados