Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Matera - Quando o Homem vivia em Cavernas

12.01.19 | Maria Rocha Soares

 

 

Às vezes chego a estar horas a pesquisar dados sobre um lugar que me chama à atenção e que me encantaria, quiçá, conhecer. 

Tento ao máximo ser rigorosa, dentro das possibilidades baixas de nunca ter visitado e ser muito capaz de errar em alguma coisa, sempre com a melhor das intenções e, essas são, dar a conhecer. 

Ainda que muitos, talvez, já tenham passado por lá e estejam muito mais capacitados do que eu, para falar sobre os lugares admiráveis ou curiosos e belos, deste Mundo.  Seja como for, se a alguém servir um pouco da minha humilde pesquisa que o(s) leve até aqui... caso queiram conhecer, fico  feliz!

 

Matera

Será a Capital Europeia da Cultura de 2019.

 

Imagem relacionada

 

Matera também conhecida como “Cidade Subterrânea” foi construída na borda de um desfiladeiro rochoso, na região de Basilicata, no sul da Itália ainda na pré-história. É um dos locais mais antigos do mundo habitado pelo homem, ainda preservado. Nessa época, os habitantes abrigavam-se em grutas e cavernas esculpidas nas rochas - chamadas de “sassi” que significa “pedras” em italiano.

 

Resultado de imagem para matera

 

As cavernas eram escavadas de modo caótico, umas sobre as outras, formando verdadeiros labirintos. E foram feitas sucessivamente, durante muitos séculos. 

 

Resultado de imagem para matera italia

 

O prestígio de Matera aumentou, ao ser declarada Património da Humanidade pela Unesco desde 1993.  A partir daí, Matera começou a atrair muitos habitantes para retornar às antigas cavernas. Hoje, muitos  dos edifícios no Sassi foram restaurados e transformados em residências confortáveis,. Restaurantes de "charme" e hotéis-cavernas.

 

Resultado de imagem para matera

 

O Sassi teve a sua origem em "buracos" habitados, que se desenvolveram em torno de vários lugares de culto, além dos limites das antigas muralhas defensivas do Civita, o mais antigo distrito institucional, religioso e comercial.

O Civita divide as duas áreas Sassi: o Sasso Caveoso,  que é a maior parte, composta por casas-cavernas, e o Sasso Barisano, que é em, grande parte, formado por casas tradicionais, construídas usando técnicas de construção mais complexas.

 

Resultado de imagem para matera

 

Mas tudo em Matera começou com suas cavernas. Os dois anfiteatros naturais inteiramente esculpidos na rocha: o "Sasso Barisano",  que fica  noroeste. O "Sasso Caveoso", ao sul. O bairro "Civita",  sendo o grupo habitacional mais antigo, domina o "Sassi".

Matera, também conhecida como (Cidade da Pedra) e será em breve, a Capital Europeia da Cultura no ano de 2019.

 

Palazzo Lanfranchi

 

Imagem relacionada

 

À primeira vista, um passeio em Matera, aparece como algo não muito atractivo. Uma confusão de casas de pedra desbotadas, onde ruas estreitas e demasiadas escadas, levam a lugar nenhum. As ruas, às vezes são telhados, mas por trás da casa, com fachadas, que são simples cavernas, habitadas desde os tempos paleolíticos.

 

Resultado de imagem para matera

 

Os sassi de Matera contam afinal, uma história de pobreza e de grandes dificuldades. Dentro das cavernas, muitas famílias numerosas,  viviam ao lado dos rebanhos, sem electricidade ou esgoto, mesmo nos tempos mais actuais e isto remonta, a 1950.

A história da cidade está imortalizada no livro do escritor Carlo Levi,  intitulado, "Cristo parou em Eboli" (publicado em 1945). Matera, no entanto, oferece um cenário único!

Uma paisagem emocional e cultural, que se  foi construindo ao longo do tempo. Através dos becos da Sassi de Matera vivem-se emoções únicas, respirando também a história do sul da Itália. 

 

Resultado de imagem para matera

 

O que fazer em Matera

(Never Ending Voyage - Publicação em inglês)

 

Resultado de imagem para matera italia

 

Resultado de imagem para matera italia

 

Matera  é uma cidade que tem que ser sentida e vivida, andando pelas ruelas. Subindo e descendo escadas. Arranjado tempo e robustez para conhecer-lhe os muitos recantos. Uma das curiosidades que acontecem com esta cidade e são comnuns a outros lugares, é o facto de: muitos filmes de renome terem sido gravados nesta paisagem que, de repente, lembra Jerusalém. Entre eles, estão: A "Paixão de Cristo", de Mel Gibson. "Ben Hur", com Morgan Freeman e Rodrigo Santorro no elenco.

 

Visitar os vales antigos e as igrejas de Matera, também deve ser um dos percursos a não descurar na viagem. 

 

Resultado de imagem para matera italia

 

Hotel  Sextantio Le Grotte Della Civita

 

Resultado de imagem para hotel sextantio le grotte della civita

 

Aqui uma lista dos Hotéis em Matera

Com indicação dos mais reservados e comentários de quem por lá passou. 

 

Depois de fazer este post, pelas 17.49m  do dia 12/01/2019 congratulo-me de, à semelhança do que já aconteceu inúmeras vezes com outras minha publicações, de ver a mesma matéria mencionada pelo Sapo no link em baixo

https://mood.sapo.pt/capitais-europeias-da-cultura-2019-plovdiv-e-matera/