Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Muffin e Cupcake...

18.11.18 | Maria Rocha Soares

 

 

Imagem relacionada

 

História dos Cupcake

 

O termo cupcake significa, numa tradução livre bolo de chávena (Cup - chávena. Cake-bolo) . Mas por que será que este bolo, tão famoso ao redor do mundo, tem este nome? 

Em princípio, terá vindo de uma receita ode aparece. Ou seja: no primeiro livro de culinária norte-americana, O American Cookery, escrito por Amelia Simmons, publicado em 1796. Na obra, a autora cita a receita de “um bolo para ser "cozinhado" em pequenas chávenas, dando a ideia de individualizar cada bolo e, essa, seria uma possível ideia para o nome.

Oficialmente, o nome cupcake foi apresentado pela primeira vez em 1828, no livro Seventy-Five Receipts for Pastry, Cakes, and Sweetmeats, de Eliza Leslie. Fazia referência às medidas utilizadas na receita do bolo, e como a ideia era facilitar o passo a passo... considerava uma chávena como unidade/medida – em vez de gramas ou libras. Logo, seria a chávena a "inspiração" para o título. 

As receitas originais (a base de especiarias), viriam a sofrer diversas modificações até chegar ao bolo que conhecemos hoje, muito diferente do que era antes.

Actualmente, há Cupcakes de todos os sabores e "configurações". Com recheio, coberturas. Decorações elaboradas. E a popularidade, tornou estes pequenos bolos excelentes companheiros para um café, chá, chocolate que... também se podem encontrar nos seus próprios ingredientes.

 

 História dos Muffins

 

Resultado de imagem para muffin e cupcake

 

Muffin vem da palavra muff, a palavra inglesa para designar conforto, ou protecção. Originários das casas das avós inglesas, que os faziam, estes bolinhos, sempre fizeram parte da chamada confort food.

Hoje podemos encontrá-los em todas pastelarias do mundo, sendo um pequeno bolo "concebido" para uma única pessoa, é frequentemente "cozido", enrolado num pequeno copo de papel de alumínio. 

 

Diferença entre MuffinCupcake?

 

Resultado de imagem para muffin e cupcake


Ainda existe confusão entre os Cupcakes e os Muffins. A diferença está na massa. A textura da massa do muffin contém sempre a adição de fruta, oleaginosas, sementes, etecetera. Nunca é utilizado nenhum tipo de cobertura, nem recheio e muito menos decorações.

cupcake surgiu nos Estados Unidos e o muffin foi criado na Inglaterra.

Nos Muffins os ingredientes secos, são misturados num recipiente e os líquidos, noutro. Depois, são todos misturados, mas a massa não deve ser batida! O ideal é misturar com um garfo, ou uma espátula. Os Cupcakes têm a  massa, muito mais leve e fina.