Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

O ANO DO PORCO - ANO NOVO CHINÊS

03.01.19 | Maria Rocha Soares
 

 

 

calendário chinês (que já conta com 4716  anos), é o mais antigo registo cronológico. Utiliza tanto o Sol, quanto da Lua (lunissolar) e foi a partir dele que surgiu o horóscopo chinês. 

Cada ano tem doze lunações, num total de 354 dias. Para não perder a sincronia com o ciclo solar que é de 365,25 acrescenta-se-lhe mais um mês, a aproximadamente, cada três anos. Assim não se perde o sincronismo com o ciclo solar, nem com o lunar. 

 

Resultado de imagem para ano novo chinês

 

A entrada no novo ano Chinês que, este ano se celebrará (iniciará) a 5 de Fevereiro e terminará a 24 de Janeiro de 2020 será dedicado ao Porco. Esta data é a mais importante para os chineses e marca igualmente, o início do Festival de Primavera.

Na astrologia chinesa cada ciclo de 12 anos, é representado por um animal sagrado, combinado sempre com o ciclo dos 5 elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Esta data é comemorada por quinze dias, exactamente na segunda lua nova após o solstício de inverno.

Cada dia tem uma celebração diferente. Num aproveitam para agradecer as bênçãos recebidas; noutro, para se despedirem das coisas e sentimentos velhos; no seguinte, pedem protecção e para ficarem próximos as suas famílias, por aí adiante...

 

Resultado de imagem para ano do porco

 

Características do Porco e o que esperar deste ano

 

Em Janeiro - Pais e filhos podem descobrir as culturas asiáticas, em Oficinas temáticas, que farão os fins de semana em família, muito mais divertidos 

 

 MUSEU DO ORIENTE

 

Uns dias antes da celebração as pessoas fazem os seus rituais de preparação e boas vindas ao ano que entra. Esses ritos constam de:

- Limpar as casas, pagar as dívidas, comprar roupas novas, decorar as casas com luzes vermelhas e cortar os cabelo. Neste ano do Porco as cores da sorte para os chineses, serão as que identificam o Fogo e o Metal. Assim sendo (para o elemento Fogo) temos o vermelho, laranja e o rosa. Para o Metal, a cor branca e o dourado.

 

LENDA DO HORÓSCOPO CHINÊS

 

"Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais.

Apenas doze animais compareceram e como presente, ganharam um ano de acordo a sua ordem de chegada: Rato; Boi; Tigre; Coelho; Dragão; Serpente; Cavalo; Cabra; Galo; Macaco; CãoPorco.

No final da festa, os animais fizeram um juramento solene perante Buda, de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, Buda garante uma certa ordem no universo."

 

O Horóscopo Chinês distribuiu-se assim:

 

Para ver as suas características, atente nos anos. Depois é só procurar inteirar-se das características da casa, animal Sagrado. O meu por exemplo é o Macaco.

 

Imagem relacionada

 

O Ano no Chinês é também conhecido como Festival da Primavera. É o feriado mais longo que se celebra na China e em todo o mundo, onde existem comunidades de naturais da China. 

 

Resultado de imagem para ano novo chinês

 

Em Pequim, feiras e templos são abertos nos parques a partir do primeiro dia do ano lunar, até o Festival das Lanternas.  No norte da China as pessoas cantam a Canção do Broto de Arroz  uma dança tradicional realizada por um grupo de homens e mulheres vestidos com roupas coloridas.

 

 

Resultado de imagem para ano novo chinês

 

Em Portugal o Ano Novo chinês é também celebrado por toda a comunidade, com desfiles e muita festa pelas ruas. Exposições fotográficas, actuações musicais e mesmo feiras tradicionais. É um evento interessantíssimo para todos que desejem assistir e partilhar deste momento de alegria e de união entre povos de culturas diferentes. 

 

Começaram  as celebrações do ano novo chinês, o ano do Galo

 

Resultado de imagem para ano novo chinês em portugal

 

Imagem relacionada

 

Principais pratos do Ano Novo Chinês

 

Promelo, uma espécie de pêra, que traz riqueza e sorte. Frango, para deixar a família saudável. Bolo de nabo, ou Luo Buo Gao, cozido no vapor é imprescindível na mesa. Peixe, símbolo de prosperidade e abundância. Doces, que trazem doçura para a vida. Alga pêlo e Bolo auspicioso,  ou Fa Gao

Bolo de arroz doce, comido geralmente por volta do dia 15, no Festival Yuanxiao, simboliza paz e unidade dentro da família. Pencai, que simboliza a gratidão em relação aos antepassados, trabalho, unidade e igualdade. Tortas de abacaxi, sempre presentes na mesa. Guiozas, para riqueza e prosperidade. Vegetais, para longevidade, 

Carne curada,  ou La Rou. Tangerinas,  fruto que acarreta boas energias. Frutas secas, que se trocam como presentes e simbolizam riqueza e felicidade. Macarrão, para a longevidade, tendo a ver com o tamanho das massas. Crepes Primavera e Romã que afasta os espíritos malignos e traz felicidade. Arroz, carne de porco, que aporta boa sorte e o Nian Gao (Bolo do Ano Chinês).

 

simboliza a reunião

Slide 16 de 25: new caption

 

Doces, frutos secos e geleias

Slide 6 de 25: Sweets such as chocolate peanuts, fruit jelly etc are traditionally popular deserts served during the New Year. It is considered of bringing a sweet life in New Year.

 

As tradições de fim de ano chinesas estão também marcadas pelo o costume de, a matriarca da família, no último jantar do ano, presentear os jovens da mesa com dinheiro dentro de envelopes vermelhos. Sendo que a cor vermelha é a cor da sorte.