Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

O Sol da Meia Noite

10.01.19 | Maria Rocha Soares

 

 

Post publicado, originalmente, em 22 de Novembro de 2017

 

Resultado de imagem para lugares do mundo que nao anoitece

"E o fulgor das estrelas existe como se tivesse peso"

 

Resultado de imagem para lugares do mundo que nao anoitece

 

Alasca - Estados Unidos 

 

A cidade de Fairbanks, no Alasca, organiza anualmente o Midnight Sun Festival, uma celebração que têm lugar ao crepúsculo, podendo-se assistir nesse período, a showsstands de de culinária e outras actividades.

 

 

Um quarto do território da Finlândia fica ao norte do Círculo Polar Árctico. No ponto mais setentrional, o sol não se põe, durante sessenta dias, no verão.

Outros países "sem noite" são:

Canadá (em Yukon, e Nunavut). A Dinamarca (Groenlândia), a Finlândia, Noruega, Rússia, Suécia, Estados Unidos (Alasca) e extremidades da Islândia.

 

Finlândia

 

Os finlandeses dão o nome de "kaamos" ao fenómeno da noite polar.

 

 

 Dinamarca
 
Pode-se assistir a este fenómeno: no pólo Norte entre as datas de 21 de Março e 23 de Setembro. E... no pólo Sul o sol da meia-noite pode ser observado nos restantes meses do ano (entre 23 de Setembro e 21 de Março).
 
 
 
 
Dizermos que estes países não têm noite, não significa que não a tenham completamente, mas sim que estas regiões, apresentam longos períodos (que chegam a ser meses) de Sol e de Lua intensos para a noite
 
 
Suécia 
 
 
 
 
Noruega
 
 
Em Svalbard, na Noruega, não há pôr-do-sol entre meados de Abril e fins de Agosto. O fenómeno oposto, ocorre no inverno.
 
 
 
 
Islândia
 
 
Resultado de imagem para islândia sol da meia noite
 
 
 
 

 

 

Seis meses de dia e seis meses noite, no pólo sul e pólo norte

 
 
Os habitantes destas regiões já estão acostumados. Os turistas, alguns, sofrem um pouco com as alterações de rotinas. Mas o nosso relógio biológico acaba por adaptar-se e será, sem dúvida, uma experiência que vale muito a pena!
 
 
 
Resultado de imagem para aurora boreal
 
 
Durante os meses de inverno estas mesmas regiões são também conhecidas e muito procuradas, pelas Luzes do Norte. Ou, seja... a espectacular Aurora Boreal.