Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Onde termina a Muralha da China

05.12.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 
 

 

 

Onde termina...

 

 

...ou começa, depende do ponto de onde partamos para a descobrir e calcorrear.

 

Resultado de imagem para onde termina a muralha da china

 

A Muralha da China tem de comprimento de 8,850 km medidos por GPS. A  sua construção estende-se do Lago Lop, no oeste, até o interior da Mongólia, ao sul. Passa por Jiayuguan, província de Gansu, e segue até a foz do rio Yalujiang, na província deLiaoning. Atravessa o Deserto de Gobi, e as províncias de Hebei, Shanxi, Shaanxi e Gansu, e duas regiões autónomas, da Mongólia e de Ningxia.

 

Resultado de imagem para aqui termina a grande muralha da china

Soba a neve...

Imagem relacionada


 A obra foi construída pelos chineses para proteger o território contra as invasões dos povos do norte. As bases, começaram a ser erguidas antes da unificação do império, em 221 antes de Cristo. Em seguida, o imperador Qin Shihuangdi (259-210 a.c.) passou a unificar a muralha, que atingiu seu "auge" durante o século 15, na dinastia Ming. 

Segundo o governo chinês, teria sido construída por milhares e milhares de camponeses e só deixou de ser construída em 1677, devido a uma ordem do imperador Kangxi. A construção é feita maioritariamente de tijolos de barro, contudo,  em certas zonas, mais perto das cidades, foi utilizada, pedra.

 

Resultado de imagem para aqui termina a grande muralha da china

 

A obra demorou 20 séculos para ser concluída. Também a chamaram de "o maior cemitério do mundo" esse "título" deveu-se ao número de pessoas que morreram durante a construção. Contabilizaram-se mais de um milhão de mortes decorrentes desta prolongada e escravizadora, empreitada. Sempre ouvi "contar" que quem tombava, "via" o seu corpo ser aglutinado pela própria muralha...ou seja, os mortos tinham no próprio lugar a sua sepultura, construída sobre os seus cadáveres. Mas... talvez isto seja somente boato. Crendice. Histórias para ensombrar e adensar mais, ainda, o carácter grave (sério) do lugar.

Houve quem afirmasse que de tão imensa, era visível da Lua, mas Yang Liwei, o primeiro chinês a viajar para o espaço, desmentiu-o.

 

Resultado de imagem para aqui termina a grande muralha da china

 

Resultado de imagem para muralha da china

 

Se medirmos todas as "secções" da estrutura, um novo estudo reportou que tem cerca de 13,170.7 milhas. A altura recomendada para visita a este "monstro"  situa-se entre os meses de Maio e Outubro. Porém se, se quiser evitar as multidões, todo Outono e o mês de Junho será a mais indicada.

 

Resultado de imagem para onde termina a muralha da china

 

Após séculos de desactivação, foi criado um museu sobre a história da Muralha, mas a sua função foi (mais vasta) desde armazenagem de alimentos, à hospedagem de guardas, para lá do factor defensivo. O museu possui uma réplica em escala real da construção. Por perto, existem grupos nómadas que "exploram" o turismo alugando arcos, criando diversões, que vão desde o simulacro de lutas, com flechas. A muralha da China é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. Mede, em média, 7 metros de altura.

 

O material utilizado em cada trecho variava conforme sua localização

 

Resultado de imagem para aqui termina a grande muralha da china

 

Jiayuguan, ficou famosa por ser o último posto avançado da muralha, mas como é uma região bastante inóspita o forte de Jiayuguan não é o ponto mais visitado da construção.

 

Post publicado em 21/07/2016

Blog Chover no Molhado