Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Os Kelpies - Mitologia Celta

20.12.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 

Imagem relacionada

Kelpie - Herbert James Draper

 

Kelpie, (each-uisge)... ou kelpie de água, é o nome escocês dado a um espírito da água que muda de forma e que habita os lagos e piscinas naturais da Escócia. Geralmente tem sido descrito como a figura  de um cavalo, mas é capaz de adoptar a forma humana.

O Kelpie é das criaturas mitológicas celtas, a mais perigosa. Enquanto estiver na forma de um cavalo, se alguém se aproximar da água e o montar, o kelpie transforma a sua pele numa espécie de adesivo, para prender o cavaleiro e mergulha nas águas profundas com sua vítima.
Então devora-a, deixando apenas o fígado, que vem à tona. Na sua forma humana, o kelpie é por vezes reconhecido porque tem algas enredadas no cabelo. Alguns relatos afirmam, também que mantém os cascos quando aparece sob a forma de gente, levando à  associação com Satanás, segundo referência de Robert Burns no seu poema de 1786 "Address to the Devil".

 

Resultado de imagem para kelpie mitologia

 

Mesmo assim, não existe um meio infalível para os distinguir e, antigamente, os habitantes das Terras Altas desconfiavam de qualquer estranho que estivesse perto da água. Quase todas as grandes superfícies onde existem lagos na Escócia têm uma história kelpie associada. Porém, a mais conhecida é a do Lago Ness.

A origem da crença em cavalos aquáticos maléficos, originou-se em sacrifícios humanos feitos (em tempos) para apaziguar os deuses associados à água. Contudo narrativas sobre os/as kelpies também serviram para manter as crianças longe de cursos de água perigosos e alertar as mulheres jovens para terem cuidado com estranhos muito bonitos.

 

Resultado de imagem para kelpie mitologia

 

Os kelpies foram retratados nas várias formas de arte, inclusive há alguns anos, nas duas esculturas em Falkirk

 

Resultado de imagem para the kelpies

 

Os Kelpies, são a representação de duas cabeças de cavalo com trinta metros de altura, que se erguem colossais acima do Canal Forth and Clyde formando uma entrada para a costa leste da Escócia. 

 

Resultado de imagem para the kelpies

 

As esculturas foram criadas pelo principal escultor escocês Andy Scott que as terminou em Outubro de 2013, vindo a abrir ao público, em Abril de 2014.  Os Kelpies são um monumento à herança dos cavalos da Escócia central.