Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Inverno

O saborear dos dias... com maior deleite e meticuloso vagar.

Inverno

Suculentas

15.11.18 | Maria Rocha Soares

 

 

 

Sempre gostei muito destas plantas. Desde miúda que me habituei a vê-las plantadas em vasos médios, ou pequenos, na varanda e cuidadas com desvelo.

Há inúmeras variedades, de aspectos lindíssimos e, a serem bem tratadas, resistem em casa ou fora dela e alegram bastante a decoração de interior, ou jardim. 

 

Resultado de imagem para greenovia dodrentalis

 

Suculenta é toda planta que armazena água nas folhas, ou raiz. O cacto, sendo uma dessas plantas, nem sempre faz parte das suculentas. Na verdade, a Cactaceae é uma das nove famílias existentes de suculentas, sendo que cada família pode incluir 1600 espécies diferentes. 

 

Resultado de imagem para greenovia dodrentalis

 

As suculentas são as plantas conhecidas por terem folhas túrgidas, gordas, devido ao armazenamento de água. Por ser uma planta de origem desértica, também necessitam de sol. Algumas, de entre elas, têm fins medicinais e são igualmente utilizadas na indústria farmacêutica.

 

Imagem relacionada

 

Existem inúmeras espécies, com cores e formatos surpreendentes. Tamanhos e corpulências (mais finas, frisadas, aguçadas, recortadas...) diferentes. São "capazes" de uma beleza, muito particular, que por vezes conjugada com outras plantas, resulta num efeito magnífico. Por isso, também, são muito utilizadas na decoração de jardins e em casa.

 

Imagen 1

 

Será que sabe como plantar e manter um  jardim de suculentas?  

 

Família das Suculentas

(Tipos mais cultivados)

 

Resultado de imagem para suculentas

 

Agavaceae

Aizoaceae

Apocynaceae

Asphodelaceae

Cactaceae  - de lembrar que os cactos são plantas suculentas, mas nem todas as plantas suculentas são cactos.

Crassulaceae

Didiereaceae

Euphorbiaceae

Portulacaceae